TNT el mejor programa de parsimonia

TNT el mejor programa de parsimonia
TNT el mejor programa de parsimonia

Páginas

Docentes Innovadores

martes, 28 de mayo de 2013

Workshop de Biogeografía - Brasil

Del 13 al 18 de junio del año en curso se realizará el I Workshop de Biogeografía, en el Instituto de Biociencias de la USP, Brasil.















Aunque creo es tarde para asistir (según la página, la postulacion era hasta el 30 de abril), aquí les va la información (textual) de el Workshop:

O Workshop tem como missão estimular e impulsionar o desenvolvimento de estudos biogeográficos no meio acadêmico brasileiro, voltado especialmente aos estudantes de pós-graduação. Nossa maior preocupação está em aumentar a produtividade científica do país na área de biogeografia, tanto em qualidade quanto em quantidade. Para tanto, queremos estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo questões biogeográficas no Brasil, especialmente para os níveis de Mestrado, Doutorado e Pós-doc.
Grande parte das publicações brasileiras relacionadas com biogeografia são puramente descritivas, tais como, check-lists distribucionais, levantamentos faunísticos e florísticos, mapas de distribuição, entre outras variantes. Poucos artigos analisam e interpretam as distribuições descritas, poucos empregam uma metodologia de análise, poucos relacionam o padrão de distribuição com a história geológica da área. Neste cenário, os pesquisadores brasileiros estão simplesmente provendo dados brutos, que são posteriormente utilizados por outros pesquisadores em suas análises e interpretações mais gerais. Neste cenário, continuamos produzindo artigos de baixo impacto e menor importância, tendo que citar com frequência os artigos de maior relevância produzidos fora do país, artigos estes contendo explicações gerais para os padrões de distribuição e diversificação dos organismos que ocorrem na Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, para a América do Sul e Região Neotropical.
O Workshop de Biogeografia envolverá um grupo de pesquisadores especializados nas mais diversas abordagens da biogeografia. Serão ao todo 10 pesquisadores, sendo oito brasileiros e dois estrangeiros.
A ênfase do Workshop é prover de bases conceituais e ferramental analítico os seus estudantes participantes, para que estes possam desenvolver estudos biogeográficos de cunho teórico ou analítico-interpretativo. Pretendemos criar um ambiente estimulante e ricamente produtivo em termos de idéias e discussões dos métodos de análise.


No hay comentarios:

Publicar un comentario